Chame no whatsapp Nosso número (47) 3308-5250
Ligamos para você Ligamos em até 30 minutos
Sustentabilidade na indústria: entenda como aplicar
Controle industrial

11/04/2024

A adoção de práticas que aliam responsabilidade social e consciência ambiental visa garantir não apenas a preservação do meio ambiente. Elas também promovem a sustentabilidade na indústria, culminando na própria sobrevivência do negócio.

E, essa exigência é crescente. Segundo um estudo, 87% da população brasileira dá preferência às compras de empresas sustentáveis, número superior a outras grandes nações, como Austrália (76%), França (75%) e EUA (72%).

Neste artigo, você entenderá o conceito e a importância da sustentabilidade na indústria, assim como as orientações sobre a melhor forma de aplicá-la na indústria.

Sustentabilidade na indústria: entenda o conceito

Conceito de sustentabilidade na indústria

Por definição, a sustentabilidade na indústria 4.0 é baseada em um conjunto de práticas e abordagens que visam um maior equilíbrio entre:

  • O crescimento econômico da indústria;
  • A preservação ambiental;
  • A promoção do bem-estar social de colaboradores e da sociedade como um todo.

Para isso, as indústrias investem em ações conscientes e responsáveis focadas na minimização dos impactos ambientais e sociais. Desse modo, garantindo a eficiência na utilização de recursos naturais.

Por que aplicar medidas sustentáveis na indústria?

A importância de práticas sustentáveis pode ser observada em diversos aspectos, dentre os quais se destacam:

Preservação do meio ambiente

No Brasil, a indústria é uma das principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, consumo de recursos naturais e geração de resíduos.

Na emissão de gases de efeito estufa, por exemplo, o setor emite mais de 78 milhões de toneladas, segundo dados da Análise das emissões de Gases de efeito Estufa.

Quando adota práticas sustentáveis, o setor industrial tem a capacidade de:

  • Reduzir o impacto ambiental;
  • Contribuir para a preservação dos ecossistemas;
  • Cooperar com a redução das mudanças climáticas.

Eficiência e redução de custos

A sustentabilidade industrial está geralmente associada ao uso mais eficiente dos recursos, contribuindo com a redução de custos operacionais.

Assim, as tecnologias limpas, a gestão adequada de resíduos, a redução do consumo de água e de energia são estratégias que podem oferecer ganhos econômicos significativos ao segmento.

Fortalecimento da imagem, reputação e maior fidelização

Empresas com ações sustentáveis têm a oportunidade de melhorar a percepção perante consumidores e investidores, gerando vantagens competitivas e aumentando a fidelização.

Atendimento a requisitos legais

As regulações ambientais e a maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade exigem do setor industrial total conformidade com as leis e normas vigentes.

Ou seja, adotar práticas sustentáveis permite às indústrias cumprirem seus compromissos com a legislação, evitando sanções, multas e punições.

Formas de tornar a indústria sustentável

Indústria sustentável

Para ter uma indústria sustentável, as abordagens devem ser amplas e integradas, envolvendo diferentes áreas e processos. Mas, há alguns passos importantes que devem ser colocados em prática, com destaque para:

1. Avaliação e diagnóstico

Em qualquer segmento industrial é fundamental promover uma avaliação detalhada de todos os processos. Assim, identificando os pontos de maior e menor impacto, principalmente na ordem ambiental e social.

Com essas medidas é possível identificar quais são as oportunidades de melhoria e estabelecer metas claras para alcançá-las.

2. Adotar programas de manutenção adequados

Em indústrias, os programas de gestão da manutenção são uma excelente forma para prolongar a vida útil dos sistemas. Desse modo, diminui a substituição e o descarte de grandes equipamentos.

Sem a manutenção adequada, qualquer equipamento pode apresentar falhas variadas devido ao desgaste dos componentes, caso dos rolamentos, eixos e ventiladores. Portanto, aumenta o consumo de energia e compromete a sustentabilidade.

3. Gestão de resíduos e reciclagem

Outra medida é implementar sistemas de gestão de resíduos, baseados na separação e reciclagem de materiais. Associado a isso, deve existir uma busca constante por processos produtivos limpos e com menor geração de resíduos.

4. Engajamento dos colaboradores

Para o sucesso de qualquer ação voltada à sustentabilidade, a conscientização e o engajamento de todos os colaboradores é imprescindível. São eles que vivem o dia a dia da indústria e são os responsáveis por colocar em prática as ações elaboradas por seus gestores.

Exatamente por isso, treinamentos, programas de aprimoramento e o incentivo a uma cultura sustentável são estratégias eficazes para envolver os colaboradores.

5. Busca pela eficiência energética

O investimento em tecnologias e processos que reduzam o consumo de energia é uma das formas mais eficazes de promover a sustentabilidade na indústria.

Neste caso, a adoção de fontes de energia renováveis pode ser uma alternativa interessante para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

6. Uso de equipamentos mais eficientes

A substituição de equipamentos por itens mais novos e eficientes é uma excelente solução para reduzir o consumo energético, a taxa de desperdício e aumentar a eficiência do processo.

Dessa forma, no âmbito da indústria 4.0, a automação industrial associada à substituição de equipamentos obsoletos são formas de melhorar os resultados da operação, tornando-a mais sustentável.

Ventiladores industriais e inversores de frequência: soluções para uma indústria verde

Dentro do ambiente industrial, o uso de modernos ventiladores industriais, assim como os inversores de frequência de qualidade, é uma forma de a indústria dar mais um passo rumo à sustentabilidade.

Os ventiladores da ebm-papst, comercializados pela Elektra, por exemplo, são desenvolvidos para produzir baixíssimos níveis de ruído e de consumo de energia, evitando emissões de poluentes em excesso e contribuindo com a conservação do solo.

Para isso, a ebm-papst realiza testes com todas as unidades produzidas. Por meio do uso de softwares de medição, por exemplo, é possível analisar índices de ruído, vazão, consumo de energia, entre outros.

Conheça os ventiladores axiais e centrífugos ebmpapst.

Conheça os ventiladores axiais e centrífugos ebmpapst.

Os inversores de frequência, por sua vez, desempenham um papel de fundamental importância na otimização do controle de motores elétricos, proporcionando eficiência, economia de energia e sustentabilidade.

Os inversores de frequência da Danfoss, comercializados pela Elektra, são amplamente empregados em diversos setores e oferecem economia de energia ao ponto de ter a capacidade de ajustar a velocidade do motor de acordo com a demanda.

Isso torna os inversores de frequência uma escolha sustentável bastante interessante dentro do segmento industrial.

Conheça os melhores inversores de frequência comercializados pela Elektra.

Conheça os melhores inversores de frequência comercializados pela Elektra.

Dessa forma, ao adquirir equipamentos novos para a sua indústria, é cada vez mais necessário colocar a sustentabilidade em foco.

Conheça as melhores peças e equipamentos comercializados pela Elektra para o controle e a automação da sua indústria e saiba como eles podem tornar o processo da sua indústria mais sustentável.

A Elektra trabalha com diversos produtos para atender a demanda da sua indústria!

Ajuda especializada
Deseja receber um
orçamento rápido?

Nós entramos em contato com você

Whatsapp
Fale conosco de
forma rápida!

Preencha os campos abaixo, e fale conosco via whatsapp