Chame no whatsapp Nosso número (47) 3308-5250
Ligamos para você Ligamos em até 30 minutos
Confira o panorama da automação industrial no Brasil
Controle industrial

22/02/2024

O setor industrial possui grande representatividade na economia nacional. Para 2024, a expectativa é que o segmento cresça 1,7%, segundo relatório divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Porém, a confirmação destas projeções depende cada vez mais da automação industrial.

A automação industrial tem o objetivo de tornar a cadeia produtiva mais eficiente. Assim, usa a tecnologia para controlar e automatizar a execução de diferentes tarefas, funções e mecanismos

Diante disso, o início do novo ano é o melhor momento para olhar para o panorama da automação no Brasil que certamente ajudará a definir o futuro das indústrias em 2024. Confira!

Panorama da automação industrial no Brasil

Antes de conhecer o panorama da automação dentro do ambiente industrial brasileiro, vale entender o que é esse processo tecnológico.

Basicamente, a automação industrial é baseada na implementação de recursos e dispositivos tecnológicos responsáveis por automatizar funções em diferentes segmentos que, antes, eram desempenhadas por humanos.

Ou seja, com o uso de sistemas automatizados e dispositivos inteligentes, a produção industrial vem atingindo níveis nunca antes observados. Entre eles, a produção acelerada, em larga escala e mais segura. Consequentemente, há:

  • Redução de custos
  • Processos mais rápidos e mais precisos
  • Máquinas eficientes e autônomas
  • Ganho expressivo no controle de qualidade

Assim, com a automação industrial, as máquinas tomam decisões a partir de uma única automatização. Elas calculam, por exemplo, a própria data de manutenção ou dispositivos que identificam a temperatura ideal de equipamento, sem a necessidade da interação humana constante.

Além disso, o panorama mostra que as máquinas executam as mais diversas etapas do processo produtivo, incluindo embalagem, carga, descarga e montagem, e também são encontradas em muitas unidades fabris.

Avanço das tecnologias em automação industrial depende da superação de alguns desafios

O cenário industrial brasileiro está passando por uma verdadeira transformação, tendo na automação industrial a base para muitos investimentos.

Dessa forma, estima-se que os gastos no setor alcancem a marca de US$ 214 milhões, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, segundo estimativas do Instituto de Desenvolvimento Corporativo do Brasil (IDC).

Portanto, este avanço reflete o crescente interesse das empresas em incorporar tecnologias que otimizem os processos produtivos.

Além disso, o conceito de Indústria 5.0 tem tudo para ganhar espaço, aumentando ainda mais a colaboração entre humanos e máquinas (robôs).

Combinando tecnologias como IoT (Internet das Coisas), IA, robôs colaborativos e manufatura aditiva, os processos de fabricação se tornarão mais sustentáveis e inclusivos.

No entanto, o Brasil ainda terá que superar alguns desafios para se equiparar a líderes globais no setor, como Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Logo, um destes desafios é a necessidade de aumentar (ainda mais) o investimento em automação, permitindo a evolução do setor no país.

A falta de mão de obra qualificada é outro problema. A automação deve ser vista como uma ferramenta para aumentar a eficiência e reduzir custos. Para isso, é preciso formar profissionais capacitados para operar e continuar a desenvolver novas soluções.

Contudo, o panorama da automação industrial no Brasil é positivo e representa uma oportunidade para modernizar o setor, aumentar a eficiência produtiva e se posicionar competitivamente no mercado global.

Levamos a automação para a indústria

Como você acompanhou, o cenário da automação industrial no Brasil tem tudo para contribuir com a conquista de ótimos resultados para a indústria, mesmo diante dos desafios.

Então, para fazer parte desse panorama de evolução, acompanhe todas as etapas realizadas pela indústria. E se isso for realizado de modo remoto, melhor ainda.

Essa é uma possibilidade quando os sensores estão conectados a um computador que aponta os alertas de lembrança de atividades (agendamento), riscos de inconsistências nas máquinas, entre muitas outras informações.

Nesse sentido, a Elektra é a parceira ideal da indústria. Reunimos uma vasta experiência na automação industrial de diversos processos industriais.

As soluções em automação que oferecemos atendem todo tipo de segmento, com destaque para:

Troca de válvulas de expansão termostáticas por eletrônicas

As válvulas eletrônicas são equipamentos de alta performance. Quando aplicadas, elas permitem que o sistema trabalhe sem superaquecimento. Assim, garantem um bom funcionamento do evaporador.

Utilização de controladores inteligentes nas casas de máquina

A aplicação de controladores com algoritmos inteligentes para controle de racks, condensadores e unidades condensadoras da Elektra proporcionam mais economia de energia elétrica e o bom funcionamento do sistema.

Essas soluções também impactam positivamente na diminuição de paradas e intervenções para manutenção das máquinas, principalmente dentro do segmento de refrigeração industrial.

Aplicação dos inversores de frequência

A estratégia de controle variável de compressores e condensadores, feita pelos inversores de frequência, oferece muitas vantagens em termos de economia de energia.

Do mesmo modo, a aplicação se paga em menos de dois anos após a instalação. Esse modelo de controle estabiliza as temperaturas e reduz perdas térmicas. Portanto, facilita a regulagem das válvulas.

No entanto, vale destacar que a escolha de dispositivos de automação industrial deve sempre ser realizada por profissionais qualificados e com experiência no setor de atuação da empresa.

Por isso, nós da Elektra recomendamos que é preciso contar com um especialista que possa fazer o diagnóstico apurado da sua indústria e indicar os equipamentos de automação industrial necessários.

Continue acompanhando o blog da Elektra e acompanhe as soluções mais inteligentes de automação industrial para sua empresa.

Ajuda especializada
Deseja receber um
orçamento rápido?

Nós entramos em contato com você

Whatsapp
Fale conosco de
forma rápida!

Preencha os campos abaixo, e fale conosco via whatsapp