Chame no whatsapp Nosso número (47) 3308-5250
Ligamos para você Ligamos em até 30 minutos
Saiba o que é a instrumentação industrial e veja por que usar!
Controle industrial

20/03/2024

Nos ambientes industriais, o controle, a qualidade e a segurança dos processos dependem da realização de medições, além do acompanhamento das variáveis. Para isso, a instrumentação industrial torna-se imprescindível.

Assim, a instrumentação industrial estuda, desenvolve e aplica instrumentos de transmissão, registro, controle e ajuste das muitas variáveis das indústrias. Dessa forma, a fim de aprimorar o desempenho dos processos.

Neste artigo você irá entender o conceito, os benefícios dela, além das soluções comercializadas pela Elektra para estes processos na indústria.

O que é a instrumentação industrial?

A instrumentação industrial é responsável pelo desenvolvimento e a aplicação de vários instrumentos industriais utilizados para medir, controlar, transmitir e ajustar processos.

Nesse sentido, as soluções são utilizadas desde os procedimentos mais simples até os mais complexos e críticos. Contudo, sempre com o foco de melhorar o desempenho das operações realizadas.

O grande representante desta área de estudos é o instrumento industrial. Segundo a Sociedade Internacional de Automação (ISA) eles são representados pelos dispositivos que medem e controlam uma variável, de forma direta ou indireta.

Alguns exemplos destes instrumentos são:

  • Sensores;
  • Posicionadores;
  • Transmissores;
  • Chaves;
  • Botoeiras, entre outros.

Na indústria, os profissionais usam estes instrumentos para acompanhar todos os processos industriais, além de usá-los como ferramentas para controlar variáveis diversas, como:

  • Nível;
  • Pressão;
  • Massa;
  • Vazão;
  • pH;
  • Temperatura;
  • Densidade;
  • Deslocamento;
  • Velocidade angular, entre outros.

4 benefícios da instrumentação industrial


Como já apresentado, a instrumentação industrial é aplicável a todo tipo de indústria, que, por sua vez, terá uma série de benefícios relacionados ao monitoramento e ajuste de processos!

Portanto, entre os benefícios, destacam-se:

1. Proporcionar produtividade

A principal função da instrumentação industrial é realizar uma medição eficiente de processos.

Desse modo, possibilita um maior rendimento da produção à indústria, principalmente porque os processos são ininterruptos.

2. Gerar dados que indicam a necessidade de ajustes

Outra funcionalidade é informar quando determinada máquina precisa de ajustes, já que esse processo pode ser controlado por meio de diferentes variáveis.

3. Controlar o processo de forma remota

A instrumentação industrial também permite controlar remotamente todo o processo. Ou seja, não há a necessidade de estar fisicamente no local para realizar reparos ou enviar comandos.

4. Aumentar a qualidade do produto final

A automação faz com que cada uma das etapas do processo industrial seja continuamente monitorada por instrumentos. Por consequência, os erros podem diminuir drasticamente, ajudando a elevar a qualidade do produto final.

Elektra: soluções em instrumentação industrial 

Instrumentação industrial Elektra

Agora que você já conhece o conceito de instrumentação industrial e sabe quais são os benefícios dela, é válido salientar que, para tudo funcionar corretamente é fundamental contar com bons dispositivos de instrumentação.

Nesse cenário, a Elektra é a parceira ideal da indústria. As soluções têm a capacidade de medir, controlar, transmitir e ajustar uma grande quantidade de processos. Entre essas soluções, se destacam:

Inversor de frequência

O inversor de frequência, por exemplo, é um dispositivo comercializado pela Elektra que manipula a corrente de energia em motores elétricos, controlando a velocidade e o torque.

Além disso, os inversores de frequência também têm a capacidade de desacelerar o motor no período de partida e parada do equipamento.

Inversores de frequência Danfoss: clique e saiba mais!

Medidores industriais

Esses são instrumentos usados para mensurar, sempre com precisão, as atividades da linha produtiva, coletando dados e identificando possíveis problemas ou avarias.

Por isso, os medidores industriais são utilizados em locais onde a pressão e a temperatura apresentam parâmetros críticos. Logo, eles são aplicados em diferentes tipos de máquinas, como, por exemplo:

  • Reatores;
  • Aquecedores;
  • Bombas;
  • Fornos;
  • Refrigeradores;
  • Compressores.

Pressostato

Fabricados pela Danfoss, parceira da Elektra, o pressostato, também conhecido como sensor de pressão, é instalado em equipamentos para monitorar e controlar a pressão de fluídos.

Em um compressor, por exemplo, o pressostato de ar mantém a pressão constante do equipamento, com capacidade para desligar a máquina quando atingir o limite de ar necessário.

Do mesmo modo, se a pressão cair muito, funciona como um interruptor, ligando novamente o equipamento.

Conheça a Elektra

Por fim, vale destacar que a escolha dos dispositivos de instrumentação industrial deve ser feita com muito cuidado. Para isso, recomendamos o auxílio de profissionais qualificados e com experiência na área.

Aqui na Elektra contamos com especialistas em instrumentação, auxiliando sua indústria a fazer o diagnóstico completo das suas necessidades para indicar os equipamentos necessários.

Contamos com uma equipe de engenharia e assistência técnica autorizada Danfoss e ebm-papst.

Assim, realizamos serviços em laboratório ou em campo para oferecer manutenção preventiva, retrofit e treinamentos. E, ainda, desenvolver projetos destinados ao total monitoramento de diferentes processos. Vale a pena conhecer!

As melhores peças e equipamentos industriais: clique e saiba mais!

Continue acompanhando o blog da Elektra e veja outros detalhes sobre a instrumentação e a automação industrial.

Ajuda especializada
Deseja receber um
orçamento rápido?

Nós entramos em contato com você

Whatsapp
Fale conosco de
forma rápida!

Preencha os campos abaixo, e fale conosco via whatsapp