Por que o VLT® AquaDrive é o melhor inversor para sistemas de bombeamento?

Após serviço em uma Companhia de águas e Saneamento, nosso engenheiro pôde observar na prática os motivos pelo qual o inversor de frequência Danfoss VLT® AquaDrive FC202 é amplamente recomendado para sistemas de bombeamento. Acompanhe os diagnósticos:

Um dos pontos mais fortes da Elektra é a parceria que temos com nossos fornecedores - em especial a Danfoss. Isso porque além da confiança e do profissionalismo, fornecem um produto de muita tecnologia e qualidade, no qual fica fácil e prazeroso desenvolver projetos em cima deles.

Em um serviço numa companhia de águas e saneamento, um de nossos engenheiros realizou manutenção preventiva em alguns inversores de frequência Danfoss da linha VLT® Aqua Drive FC202 - equipamento dedicado para aplicações em sistemas de bombeamento. Limpamos e envernizamos as placas eletrônicas, limpamos o dissipador, fizemos backup e revisão da parametrização assim como do histórico de alarmes.

Durante o serviço nosso engenheiro pôde presenciar o funcionamento de uma das funções mais interessantes desse equipamento e que é muito utilizada como argumento de venda:

As aplicações eram os pressurizadores de rede, conhecidos também como “boosters”. Em um dos boosters em que fizemos a manutenção preventiva, o sistema de ventilação do quadro elétrico estava totalmente obstruído, fazendo com que a temperatura do inversor de frequência se elevasse ao limite. As 09:00h, quando abrimos o quadro, a temperatura ambiente na cidade estava em torno de 20°C e não havia sol, mesmo assim a temperatura do dissipador do inversor já estava em 80°C.

O responsável técnico do cliente estava acompanhando os serviços junto de nosso engenheiro e ficou espantado ao descobrir que o sistema de ventilação estava obstruído, pois o inversor nunca havia desarmado por causa da elevada temperatura. Foi nesse momento em que pudemos apresentar uma das melhores funcionalidades do VLT® FC202: as funções de “derate automático”.

O responsável técnico do cliente [...] ficou espantado ao descobrir que o sistema de ventilação estava obstruído, pois o inversor nunca havia desarmado por causa da elevada temperatura.

As funções de derate automático fazem a adaptação da frequência, do chaveamento e da tensão de saída do inversor de maneira que garanta o melhor funcionamento possível da bomba. A corrente de saída, temperatura do dissipador e tensão no link DC são mantidos dentro dos limites aceitáveis. Assim, a operação é possível mesmo em condições menos favoráveis, como:

  • Desbalanceamento ou falta de fase de alimentação
  • Alta temperatura do dissipador do inversor
  • Corrente de saída elevada
  • Condição de demanda de água muito alta

Além do “derate automático”, o VLT® Aqua Drive FC202 também possui vantagens como filtros de RFI e harmônicas, funções de controle de pressão e nível otimizadas e pré-configuradas para sistemas de bombeamento. A IHM é gráfica, em português e com a descrição dos parâmetros. A tecla “info” descreve as funções e alarmes detalhadamente, evitando a necessidade contínua de consulta ao manual, economizando tempo.

A partir desse serviço nosso cliente pôde entender exatamente porque é mais vantajoso utilizar um inversor desenvolvido para atender aplicações específicas da sua área de atuação, como é o caso do VLT® AquaDrive FC202 para sistemas de bombeamento. 

 

Diga o que você precisa

Nosso time é feito por técnicos e engenheiros muito experientes. Vamos te ouvir e oferecer a melhor solução custo-benefício.