Elektra realiza treinamento na Casan em inversores de frequência Danfoss

Visando capacitar seus colaboradores na operação dos inversores de frequência lá instalados, a CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - acionou nosso serviço de Treinamento, que foi ministrado para as unidades de Chapecó, Criciúma, Rio do Sul e Florianópolis. Veja o case:

A Companhia Catarinense de Águas e SaneamentoCasan – é uma empresa responsável pelo atendimento de 195 municípios em Santa Catarina. Fundada em 1970, possuem várias instalações espalhadas pelo estado e um complexo sistema de automação e controle para assegurar a distribuição segura, eficiente e ininterrupta de água para a população.

Dessa forma, fica visível a necessidade da Casan em investir constantemente em tecnologias que suportem sua grande demanda de operação. Mas não é apenas comprando bons equipamentos que se garante uma boa eficiência: é preciso também investir em quem vai operar todas essas máquinas. Com tamanho compromisso entre Casan e as quase duzentas cidades atendidas, a mão de obra altamente qualificada é imprescindível.

[...] não é apenas comprando bons equipamentos que se garante uma boa eficiência: é preciso também investir em quem vai operar todas essas máquinas.

Dado esse cenário, a Elektra foi acionada para ministrar treinamentos em inversores de frequência para as unidades de Chapecó, Criciúma, Rio do Sul e Florianópolis. O foco foi o VLT® AquaDrive FC202 da Danfoss – equipamento totalmente dedicado a funções de bombeamento. O objetivo era capacitar e/ou reciclar os técnicos e colaboradores sobre as funcionalidades gerais e específicas do drive e a sua correta operação nas condições ambientes.

Primeiramente foi realizada a apresentação teórica completa do AquaDrive e suas principais funções, como suas opções de derating (auto ajuste de velocidade) por temperatura ou por torque, o controle em cascata, a detecção de bomba seca, o backup cinético, suas proteções contra descargas atmosféricas e surtos de corrente e a redução do conteúdo harmônico, por exemplo.

O drive também está disponível em todos os graus de proteção até o IP66. Depois, a teoria foi colocada em prática utilizando nossa bancada didática, construída exclusivamente para treinamentos e demonstrações. Por fim, nossos engenheiros verificaram os inversores já instalados nos locais e fizeram os ajustes que fossem necessários.

 

Tudo foi organizado de modo a maximizar o aprendizado: os treinamentos foram divididos em grupos de poucos integrantes, para que todos tivessem a devida atenção. Na oportunidade nossos técnicos visitaram a barragem de São Bento e a ETA de Criciúma para verificar o parque de inversores e soft starters Danfoss que estão lá instalados.

 

Ao final do treinamento, um Manual foi elaborado especialmente para o cliente, contendo todas as informações passadas em treinamento e instruções sobre as aplicações verificadas. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle sobre o desempenho de seus equipamentos e qualificação de seus colaboradores.

[...] um Manual foi elaborado [...] contendo todas as informações passadas em treinamento e instruções sobre as aplicações verificadas.

A equipe da Elektra é composta por técnicos e engenheiros com anos de experiência em campo e com vários treinamentos e capacitações em seus currículos, essencial na formação do know-how que hoje possuem. Sabemos da importância de se investir na eficiência do material humano de uma empresa, por isso disponibilizamos, dentre outros serviços, o treinamento em inversores de frequência, sempre ministrado por um técnico ou engenheiro autorizado Danfoss.

Diga o que você precisa

Nosso time é feito por técnicos e engenheiros muito experientes. Vamos te ouvir e oferecer a melhor solução custo-benefício.