Case ebm: Redução do Consumo de Energia

Autor: usu_elektra Categoria: Fornecedores No comments

O consumo de energia é, com certeza, um grande elemento a ser considerado numa aplicação industrial. Em pleno século XXI, o desenvolvimento de soluções cada vez mais sofisticadas para as indústrias está acirrada. Além de mais funções, maior compatibilidade e mais opções de aplicações, os fabricantes agora se preocupam com um outro fator ao desenvolver seus equipamentos: a economia de energia (e a redução de impactos ambientais em geral). Esse fator, – que logo se tornará algo indispensável – está presente não só no ramo da Indústria, mas é nele onde a redução do consumo de energia gera maior impacto positivo nos gastos da empresa (menos gastos, mais lucro), e de quebra, quem investe em sustentabilidade ainda pode usar isso como diferencial  para seus clientes.

Uma grande prova disso é a ação global que a Munters, líder no desenvolvimento de tecnologias para tratamento de ar e soluções de climatização, fez em parceria com a ebm-papst, líder na fabricação de ventiladores industriais: um processo de retrofit completo nos ventiladores em mais de 30 países onde a Munters está presente! Com certeza uma árdua tarefa, levando em consideração que cada país tem legislações diferentes e que o retrofit – processo de modernização dos equipamentos – é em si uma tarefa bastante complexa. Por isso, hoje trazemos um case entre duas gigantes do mercado mundial, a Munters e a ebm-papst, e de como eles se juntaram para realizar todo o processo.

munters & ebm-papst-retrofit ebm-retrofit ebm papst-ecnomia de energia ebm-retrofit em ventiladores-retrofit em exaustores

 

A Munters é uma empresa sueca criada por Carl Munters oficialmente em 1955 com outros investidores, porém as atividades de Carl Munters iniciaram já em 1923. Em uma entrevista para a “MAG”, a revista da ebm-papst, o Coordenador de Serviço Regional do Oeste Europeu, Karl Lowe, explica que tudo começou com um projeto pequeno no Reino Unido que depois foi implantado nas demais unidades.

 

       “Porque o retrofit é importante para vocês e seus clientes”

       Sendo uma empresa onde a sustentabilidade está em constante foco, é importante conseguir promover upgrade nos equipamentos de bom funcionamento e estender sua vida útil. Nossas otimizações das soluções para         economia de energia encaixam perfeitamente com a necessidade constante de nossos clientes em reduzir gastos e incrementar qualidade na produção.

       “Após começar com pequenos projetos no Reino Unido você decidiu iniciar uma iniciativa internacional. Como isso aconteceu? ”
…nós sempre compartilhamos nossas melhores práticas e experiências na nossa rede global. A Equipe de Gestão de Serviços Globais da Munters decidiu então incluir o retrofit dos ventiladores na pauta de melhorias na           economia de energia.

Perguntado pela ebm sobre a importância do tópico “economia de energia” para as unidades da Munters espalhadas pelo mundo, Karl Lowe responde que dentro das indústrias onde as soluções de tratamento de ar da Munters estão instaladas, por exemplo, a economia de energia é uma pauta constante e muito importante para o cliente. Também conta que os processos na Munters são padronizados, contam com treinamento interno e alto nível de cobrança de qualidade. Veja a entrevista completa aqui.

Quando vemos duas gigantes do mercado se unindo por um objetivo comum – a economia de energia – vemos então o quão importante é o assunto. E quem melhor para falar sobre isso do que fabricantes focados em tecnologias sustentáveis? A própria ebm-papst, como parte de seu processo de produção, utiliza a filosofia GreenTech, que preza por processos amigáveis ao meio ambiente.

ebm-papst-greentech-ecnomia-sustentabilidade

 

Se você quer saber como a Elektra trabalha com tecnologias sustentáveis e quer conhecer as soluções para economia de energia que oferecemos, clique aqui e converse conosco! Fazemos todo o estudo do equipamento ideal para atender a sua necessidade.

E para você, o quão importante é a redução de consumo de energia? Você conhece lugares onde essa prática já existe? Comente aqui em baixo!