Os softwares de preservação ambiental no Brasil

Autor: usu_elektra Categoria: Feiras e Eventos No comments

 Novos Softwares mostram preocupação na preservação ambiental no Brasil

A plataforma virtual ABC – Agricultura de Baixo Carbono –, que monitora as emissões de gases de efeito estufa –, e a plataforma Webambiente, com soluções tecnológicas e serviços para fazer cumprir o Código Florestal brasileiro foram lançadas na quarta-feira, dia 28 de março, em Brasília. As duas ferramentas foram desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério do Meio Ambiente.

A plataforma de mais destaque é o WebAmbiente, lançado dia 28 de março, pelo fato de ser o maior banco de dados no Brasil já criado onde contém informações sobre espécies vegetais nativas além de estratégias de recomposição ambiental. Funciona como um livro-guia (porém online) para o produtor, e contém desde informações para aumento da produtividade até dicas de preservação e adequação da paisagem. O WebAmbiente agrega informações sobre os biomas brasileiros classificados em módulos de cadastro de áreas, diagnóstico interativo, espécies nativas indicadas e seu potencial econômico, técnicas e modelos disponíveis (viveiros, mudas, cursos) análise de custos e biblioteca digital.

O sistema, que pode ser acessado via Navegador Web, possuí várias ferramentas internas bem divididas que funcionam como um software de gestão gratuito e completo para o produtor. Nele, existe material didático, galeria de vídeos, informações estratégicas, simulador de situação e outras funções.

Ao discursar, o ministro Blairo Maggi disse que: “o Brasil está muito à frente dos demais países na questão da preservação ambiental. Essas duas ferramentas comprovam o que está acontecendo nas propriedades rurais. A partir de agora vamos monitorar as emissões de gases de efeito estufa”, disse o ministro, citando a plataforma ABC.

Essa notícia, além de ser uma boa indicação de atividade tecnológica no meio agricultor e ambiental, também reflete uma maior preocupação do Ministério em acompanhar os dados ambientais em tempo real e conseguir transformá-los em informações concretas para tomar medidas, principalmente se tratando do ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

A Plataforma ABC é mais uma ferramenta digital a ser utilizada pelo Governo Federal na execução da Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC) e do Plano Setorial para Consolidação de uma economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), lançado em 2010. Assim, com auxílio da plataforma, o produtor pode providenciar medidas para entrar no programa e conseguir financiar seu projeto de investimento que compreenda a redução da emissão de gases de efeito estufa vindos da atividade agropecuária.

 

 

Fontes: http://www.agricultura.gov.br/noticias/novos-softwares-comprovam-a-preservacao-ambiental
          https://www.embrapa.br/tema-agricultura-de-baixo-carbono
         https://www.webambiente.gov.br/