Importância da Manutenção Preventiva em Inversores

Autor: usu_elektra Categoria: Cases No comments

A Manutenção Preventiva não é um recurso novo: já é bastante utilizado em áreas como T.I., mecânica e principalmente no ramo industrial, para diagnosticar e evitar problemas futuros. Não só isso, mas esse serviço tem sido muito utilizado para readequar a eficiência de equipamentos que já não trabalham ao máximo devido a desgastes ou fatores externos, trazendo assim maior produtividade e economia. Os Inversores de Frequência são equipamentos essenciais nos processos de automação industriais e comerciais, que garantem a segurança e durabilidade da aplicação como um todo e sua máxima eficiência.

Por serem tão importantes, os inversores são adquiridos para durarem anos até que sua eficiência seja comprometida. Nesse caminho é que agentes externos como poeira, sujeira, agentes químicostemperatura do ambiente, a umidade e outros fatores podem desgastar o equipamento, diminuindo cada vez mais sua eficiência. Logo, a Manutenção Preventiva é um ótimo recurso para preservar o inversor e garantir que ele desempenhe sempre o seu máximo.

manutenção-preventiva-elektra-assistencia-tecnica-campo-laboratorio

Por ter Assistência Técnica Autorizada Danfoss, a Elektra se preocupa muito com a estabilidade dos equipamentos fornecidos a seus clientes e sabe da importância da manutenção preventiva – que previne problemas, quedas de produtividade e geram economia – e por isso possuí técnicos autorizados para sua realização em campo. Além do check-up geral nos equipamentos é feito desde a limpeza e envernização das placas, backup da programação, ajustes no ambiente próximo da instalação e a emissão de um relatório listando os serviços realizados. Tudo para que o cliente passe a ter um maior controle dos status de seus equipamentos.

Como case de exemplo pode-se citar o serviço de preventiva que a Elektra realizou em 10 innversores de Frequência Danfoss na Tubarão Saneamento, empresa responsável pelo saneamento da cidade de Tubarão/SC, realizado no ano passado (2017). Nesse case, podemos explorar um cliente do tipo que não pode interromper seu processo. Na ocasião, dois técnicos passaram uma semana dedicados ao cliente. Os serviços foram realizados sem paralisar ou afetar o funcionamento dos processos, já que na manutenção preventiva a Elektra faz o planejamento e fornece equipamentos de backups ao cliente durante sua realização. Acompanhe alguns resultados:

Conversor 01: VLT® AQUA Drive – Danfoss FC202 | 15kW / 20CV; com display remoto e placa MCB109
Local de instalação / aplicação: Booster Itaitú
Ações e Diagnósticos:

  • Retirado conversor do painel e colocado outro equipamento para não parar a bomba
  • Realizado limpeza e envernização das placas eletrônicas e limpeza dos contatos com produto dedicado
  • Realizado revisão e backup da parametrização:
  • Colocado a leitura da pressão em BAR na IHM
  • Ajustado a data e horário no relógio do conversor (placa MCB109 necessário)
  • Painel e conversor, extremamente sujos com poeira de terra, foram limpos
  • Diagnosticada condições de instalação boas porém condições ambientes ruins
  • Como sugestão indicaria a instalação de ar condicionado na sala para evitar entrada de poeira

                           Placa AquaDrive FC202 ANTES                                                            Placa AquaDrive FC202 DEPOIS

manutenção preventiva-importancia manutenção preventiva-placa conversor-tubarao               preventiva elektra-manutenção preventiva-serviço autorizado danfoss-manutenção conversor-preventiva tubarão saneamento

 

Agora que você já sabe da importância da preventiva num dos equipamentos mais importantes do processo industrial, o Inversor de Frequência, fale com um de nossos engenheiros e descubra se está na hora da sua aplicação industrial ou comercial receber um check-up – e tudo sem se preocupar em interromper qualquer coisa! Tire todas as suas dúvidas pelo Chat ou WhatsApp ou Entre em Contato e solicite o quanto antes uma visita.