Gestão da pressão gera economia de energia e água

Autor: usu_elektra Categoria: Fornecedores No comments

Economia de energia é um dos tópicos mais falados ultimamente na tentativa das empresas diminuírem gastos e serem mais sustentáveis. A dinamarquesa Danfoss, umas das multinacionais líderes no fornecimento de equipamentos para Automação Industrial, divulgou neste mês de junho em seu site oficial um estudo que mostra que a gestão da pressão em sistemas hidráulicos e fornecedores de água traz redução de desperdício e economia de energia, que gera menos custos e, portanto, maior lucro. Além disso, a Danfoss traz os possíveis erros na gestão da pressão, práticas para corrigi-los e quais são as vantagens que o cliente vai obter utilizando dessas práticas em seu sistema.

 

Ao longo de todo o ciclo da água, a pressão tem um papel vital em garantir um fornecimento de água eficiente, confiável e sustentável. E por décadas, a indústria da água lutou com diversos desafios relacionados ao sistema de água. Usando de eficiente gestão da pressão e vazão, um estudo global provou como instalações próprias podem reduzir perda desnecessária de água e energia. Grande parte das redes de distribuição de água possuem pressão maior que o necessário, e isso é uma constante em mudança em todo o mundo.

Não controlar a pressão nos sistemas podem causar diversos problemas:

° Grande consumo de energia e desperdício de água;

° Impactos de água – Picos de pressão que danificam os canos;

° Os picos de pressão principais passam despercebidos devido a frequência limitada no monitoramento da pressão

° As bombas podem trabalhar à vazio se a pressão não for monitorada e controlada;

° O sistema fora acaba causando prejuízo devido à cara manutenção não prevista;

Fatos do estudo sobre gestão da pressão para superar tais problemas:

Um número crescente de OEMs e instalações usam Transmissores de Pressão, Pressostatos e Inversores de Frequência para aumentar a performance nas aplicações, bombas, e sistemas de bombas de reforço. Um estudo global para sistemas de distribuição de água foi feito em 112 zonas de pressão em 10 países diferentes e revelou fatos importantes sobre os benefícios de uma gestão eficiente na pressão. Em média, a pressão nas tubulações foi reduzida em 38% e promoveu a redução do vazamento de água, que também foi de 38%, além de aumento da vida útil da tubulação e menos reclamações em relação a ela. Ao mesmo tempo, o consumo de energia caiu em média 30%, levando grande redução de custos às concessionárias de água.

Controle a pressão em cada fase do ciclo da água

Transmissores de Pressão e Inversores de Frequência Danfoss são peças-chave para a economia de energia e redução do desperdício de água ao longo do ciclo da água. Grande parte dos nossos sensores são usados para abastecimento de água e distribuição. Contudo, Sensores Danfoss também tem um papel importante no tratamento de água de resíduos.

Os Sensores de Pressão Danfoss tem papel importante na agricultura onde são usados para irrigação, também são muito usados nas indústrias, nos sistemas de bombas de reforço.  E finalmente, uma boa parte dos sensores são usados em estruturas comerciais e prediais para controlar a pressão da água. Com menos pressão no sistema, o fluxo da água pode reduzir o desperdício de água e tornar o abastecimento mais eficiente:

° Redução da perda de água por vazamentos

° Menor risco de fortes impactos de água

° Menos vazamentos novos no sistema

° Menor tempo de inatividade e interrupção

° Risco mínimo de contaminação da água

° Economia de energia

transmissor-transmissor danfoss-mbs 1700-mbs1700-transmissor de pressão danfoss-transmissor de pressão-transmissor mbs 1700-transmissor de pressão mbs 1700-economia de energia

Transmissores de pressão evitam problemas de picos de pressão

Pode ser relativamente custoso para fornecedores de distribuição de água colocar transmissores longe do sistema hidráulico, já que eles precisam de eletricidade e conexão de dados. Por isso, algumas instalações de água preferem Transmissores de Pressão alimentados por bateria com sinal wireless. Porém, para evitar que as baterias acabem rápido, os transmissores estão configurados para enviar sinais de dados apenas duas ou quatro vezes por hora. O problema com essa forma de coleta é que os picos principais de pressão no sistema passam sem serem monitorados, podendo causar estragos. Cada vez mais instalações de água percebem que Transmissores Eletrônicos de Pressão com monitoramento em tempo real permitem ação instantânea, e que esses transmissores se pagam ao longo do tempo, mesmo que o investimento inicial pareça ser alto.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da gestão e do monitoramento da pressão no seu processo industrial, visite a página de Automação Industrial da Elektra, faça seu orçamento sem compromisso e descubra diversas opções de equipamentos que podem otimizar a sua gestão!