Economia de energia na Refrigeração em Supermercados

Autor: usu_elektra Categoria: Cases No comments

A Refrigeração em Supermercados é uma área trivial e inerente ao setor supermercadista, que precisa estar em pleno funcionamento para garantir a melhor qualidade e durabilidade dos alimentos. Não é de hoje que a conta de energia elétrica vem se tornando um custo cada vez maior para o setor supermercadista. Dentro da fatura, cerca de 60% é consumo referente a geração de frio alimentar, ou seja, a refrigeração é responsável por mais da metade dos custos com energia elétrica em um supermercado. 

Para redução dos custos com energia na refrigeração em Supermercados várias ações são possíveis, porém as mais eficientes e assertivas são as voltadas ao sistema de refrigeração. Dentro destas ações, as principais são:

Troca das válvulas de expansão termostáticas por válvulas de expansão eletrônicas

Válvulas de expansão eletrônicas são equipamentos de alta performance que permitem que o sistema trabalhe com o superaquecimento sempre baixo, garantindo o melhor desempenho do evaporador.

Utilização de controladores inteligentes nas casas de máquinas

A aplicação de controladores com algoritmos inteligentes para controle de racks, condensadores e unidades condensadoras traz não só economia de energia, mas também garante o bom funcionamento do sistema, diminuindo paradas e intervenções para manutenção.

Aplicação de inversores de frequência

O controle variável de compressores e condensadores através de inversores de frequência é muito vantajoso em termos de economia de energia. Em geral, sua aplicação se paga em menos de dois anos. Além da economia de energia, o controle variável garante estabilidade nas temperaturas reduzindo as perdas térmicas e facilitando a regulagem das válvulas.

Ventiladores de alta eficiência

A utilização de ventiladores de alta eficiência garante menos intervenções para manutenção e menor consumo de energia devido a maior eficiência. Além disso, produzem menos calor através das perdas térmicas, reduzindo a carga térmica do sistema de refrigeração.

Controle e monitoramento remoto

Poder monitorar e tomar ações remotamente traz confiança, agilidade e praticidade na identificação e correção de problemas. Todos os balcões refrigerados, câmaras, expositores e casa de máquinas podem ser monitorados remotamente e os responsáveis avisados caso algo esteja fora da normalidade, como por exemplo casos de falta de fluido refrigerante, evaporador bloqueado ou compressor queimado. Tudo isso pode ser verificado de um computador, tablet ou smartphone remotamente.

Quando se fala em economia de energia, se fala também em maior lucratividade. A Elektra possuí uma equipe de Engenheiros especialmente para realizar desde o estudo de consumo de energia e o projeto de redução de consumo até o comissionamento (start-up) e suporte pós-venda.

Entre em contato conosco pelo e-mail vendas@elektra.net.br ou pelo telefone (47) 3041-0899 para saber mais sobre nossas soluções na redução do consumo de energia!