Danfoss Drives completa 50 anos

Autor: usu_elektra Categoria: Fornecedores No comments

Em 2018, a Danfoss Drives, linha de Conversores de Frequência da dinamarquesa Danfoss, comemora 50 anos desde a produção em massa do primeiro conversor de frequência (Drive AC). Essa data, inclusive, coincide com outra data histórica: em 1968 iniciaram as atividades da Danfoss no Brasil! Neste ano foram comercializadas apenas as linhas de Refrigeração, que já eram consolidadas na época.

Foto: Mads Clausen, fundador da Danfoss (à direita)

mads-clausen-fundador-danfoss

 

O primeiro produto oficial da Danfoss ter sido a válvula de expansão, desenvolvido pelo seu fundador Mads Clausen no início da década de 1930 – e comercializado até hoje. Desde sua fundação, a Danfoss investe em soluções que tem como diferencial o seu impacto ambiental reduzido, e principalmente a redução do consumo de energia no processo. O Conversor de Frequência VLT® – equipamento capaz de controlar a velocidade de um motor elétrico através do controle da frequência elétrica – foi lançado no ano de 1968 na linha chamada Danfoss Drives e rapidamente se tornou uma grande invenção para a indústria, ganhando até o Industrial Design Award.

Foto: Primeiro conversor de frequência (drive) Danfoss

primeiro-conversor de frequencia-vlt-danfoss-drive-Danfoss Drives

Os Danfoss Drives são produtos essenciais para manter essa marca de sustentabilidade que a Danfoss tem – e faz questão de ter-, já que eles são responsáveis pela economia de 15 a 40% de energia nos processos industriais. Além disso, a Danfoss está sempre preocupada em evoluir constantemente sua linha de produtos: no final de 2014, comprou a fabricante internacional de conversores de frequência VACON, da Finlândia. A equipe de mais de 5000 especialistas em drives, as 12 fábricas e os mais de 80 pontos comerciais pelo mundo agora fazem parte da estrutura da fabricante dinamarquesa, que se apropriou de suas tecnologias e consolidou-se (mais ainda) como a maior do mundo nesse seguimento. Atualmente, são produzidos e vendidos mais de 1 milhão de conversores de frequência VLT® por ano ao redor do planeta.

Imagine só como seriam os processos industriais se não houvessem os conversores de frequência? Além de não podermos variar a velocidade de motores elétricos, não teríamos também diversas funcionalidades que hoje são indispensáveis no processo industrial, como a automatização de funções – que reduz a necessidade de intervenção humana -, a coleta de dados importantes, a programação do equipamento e principalmente, a economia de energia considerável que o uso do conversor gera.
Essa economia, inclusive, está em foco no planejamento futuro da empresa: a Danfoss estima que, em 2025, cerca de 5 bilhões de pessoas serão afetadas, direta ou indiretamente, pelos benefícios fornecidos pelos Drives em seu cotidiano, e que eles ajudarão a preservar o equivalente a 60 horas de consumo de energia global anualmente.

 

 

É por isso que a Elektra | Controle e Automação Industrial, como parceira dessa grande empresa, tem o prazer de parabenizar a Danfoss pela confiança e pela excelência nos produtos, e principalmente, pelos 50 anos de história dos Drives, que são equipamentos essenciais para a melhor eficiência das indústrias no Brasil e no mundo!