Chame no whatsapp Nosso número (47) 3308-5250
Ligamos para você Ligamos em até 30 minutos
Ventiladores EBM papst: conheça os principais modelos
Ventiladores industriais

01/04/2024

Equipamentos essenciais em diversas fábricas e indústrias, os ventiladores possuem funcionalidades desde resfriar grandes máquinas, até proteger componentes eletrônicos sensíveis ao calor e desumidificar ambientes. Neste contexto, conheça os ventiladores EBM papst.

Com uma ampla gama de opções em ventiladores, a empresa alemã tem a solução ideal para cada faixa de aplicação, aliando eficiência e fiabilidade. No Brasil, a Elektra é a distribuidora dos ventiladores da marca.

No artigo de hoje, convidamos você a conhecer as características, vantagens e definições das soluções dessa multinacional alemã.

Principais aplicações dos ventiladores ebm papst

Os ventiladores são projetados para atender a todos os tipos de ambientes industriais. Além disso, também são fabricados em tamanhos diferentes e com potências variadas.

Dessa forma, a instalação nas fábricas ajuda a refrigerar o ambiente, reduzir o calor e a umidade em espaços fechados e evitar que componentes sofram algum problema em razão do calor excessivo.

Assim, de forma geral, a linha de ventiladores da ebm papst, pode ser aplicada nas seguintes situações:

  • Refrigeração de ambientes e de máquinas;
  • Exaustão em ambientes;
  • Ar-condicionado;
  • Agricultura;
  • Ventilação, entre outras.

Conheça os modelos de ventiladores EBM papst

Para atender a demanda da indústria, a Elektra oferece no Brasil uma linha completa de equipamentos de ventilação da empresa de origem alemã, que são desenvolvidos para aliar a melhor tecnologia com a eficácia de seus ventiladores em operação.

Os modelos de ventiladores EBM papst oferecidos pela Elekta no Brasil são divididos em alguns grupos:

1. Ventiladores centrífugos

Estes modelos de ventiladores são destinados às aplicações que envolvem a movimentação do ar e outros gases. Ou seja, são projetados para gerar pressão estática significativa e fluxo de ar direcional.

Muito versáteis, os ventiladores centrífugos EBM papst são aplicáveis em muitas necessidades, incluindo:

  • Ventilação em sistemas de refrigeração;
  • Ar-condicionado;
  • Exaustão;
  • Aquecimento, entre outros.

Dessa forma, também possuem recursos avançados de controle de velocidade e automação. Assim, permitem uma operação precisa e adaptável de acordo com as demandas do sistema.

Entre os modelos de ventiladores centrífugos da EBM papst e comercializados pela Elektra, destacam-se:

G2E120 EBM PAPST

G2E120 EBM PAPST

Com modelos disponíveis a partir de 85mm até 250mm, esse produto tem sua turbina fixada diretamente ao motor de rotor externo, o que assegura uma maior dissipação do calor. Também é resistente a temperaturas externas, que podem variar de - 25ºC a 55ºC.

D2E146 PARA COIFA

D2E146 PARA COIFA

Com modelos disponíveis a partir de 85mm até 250mm, a turbina é fixada diretamente ao motor de rotor externo, o que assegura uma maior dissipação do calor. É também resistente a temperaturas externas, suportando de - 20ºC a 50ºC.

D2E133 EBM PAPST

D2E133 EBM PAPST

Com modelos disponíveis a partir de 85mm até 250mm, esse é um produto que tem sua turbina é fixada diretamente ao motor de rotor externo, assegurando uma maior dissipação do calor. Por isso é resistente a temperaturas externas (- 20ºC a 35ºC).

Os demais modelos de ventiladores centrífugos da empresa alemã você pode encontrar aqui.

2. Ventiladores axiais

Como já destacamos neste artigo, os ventiladores axiais são utilizados com o objetivo de mover o ar ou gases em uma direção paralela ao eixo de rotação do rotor.

Para isso, eles são projetados com uma configuração de pás em formato de hélice, semelhante a uma hélice de avião, que cria o movimento de fluxo de ar axial.

Nesse contexto, eles proporcionam uma economia muito maior, em termos de vazão com baixa contrapressão, e baixo nível de ruído.

Com design avançado, os ventiladores axiais EBM papst tem pás com uma aerodinâmica que permite um fluxo de ar otimizado.

Portanto, resulta em uma distribuição uniforme da ventilação, assim como um desempenho notável em termos de pressão estática e vazão de ar, conferindo maior eficiência energética.

As aplicações incluem segmentos como ventilação industrial e refrigeração, inclusive de equipamentos. Também são utilizados em projetos de engenharia e prototipagem, garantindo o resfriamento adequado de componentes.

Entre os modelos de ventiladores axiais da EBM papst e comercializados pela Elektra, destacam-se:

W2E200

W2E200

Com estrutura híbrida de alumínio e material compósito (fibra de vidro reforçada), este modelo de ventilador axial possui ótima resistência a temperaturas externas (65ºC).

S4D400-AP12-31

S4D400-AP12-31

Também com estrutura híbrida de alumínio e material compósito (fibra de vidro reforçada), este produto possui boa resistência a temperaturas externas (- 25ºC a 40ºC).

S6D630-AN09-03

S6D630-AN09-03

Com estrutura híbrida de alumínio e material compósito (fibra de vidro reforçada), este ventilador axial é resistente a temperaturas externas (- 40ºC a 60ºC).

Os demais modelos de ventiladores axiais EBM papst você pode encontrar aqui.

3. Microventiladores

Estes modelos atendem correntes alternadas em 110 e 200 volts ou para correntes contínuas em 12, 24 e 48 volts.

Desse modo, são compostos por motor de rotor externo, carenagem e hélices fabricados de alumínio, plástico ou aço, dependendo do modelo.

Os microventiladores EBM papst possuem um design compacto e eficiente. Por isso, podem ser instalados em espaços limitados sem comprometer o desempenho.

Por essa razão, são utilizados para resfriar eletrônicos e componentes sensíveis, assim como em:

  • Equipamentos de climatização;
  • Eletrodomésticos;
  • Aplicações automotivas, entre outras possibilidades.

Entre os modelos de micro ventiladores da EBM papst e comercializados pela Elektra, merecem maior destaque:

4184 NXH EBM PAPST

4184 NXH EBM PAPST

Com modelos disponíveis de 25 a até 176 mm, este tipo de microventilador possui hélices em alumínio, plástico e aço, conferindo boa vida útil. Também possui resistência a temperaturas externas (-10ºC a 60ºC).

4650N EBM PAPST

4650N EBM PAPST

Os modelos disponíveis incluem de 25 até 176 mm. O produto possui hélices em alumínio, plástico e aço, apresentando boa vida útil. Também são resistentes a temperaturas externas (-10ºC a 60ºC).

614 NN

614 NN

Com modelos disponíveis de 25 até 176 mm, este microventilador possui hélices em alumínio, plástico e aço, que conferem vida útil longa. Também é resistente a temperaturas externas, que podem variar de -10ºC a 60ºC.

Para saber mais sobre esses e os demais modelos de microventiladores comercializados pela Elektra, acesse esta página.

4. Ventiladores radiais

O ventilador radial é indicado para segmentos industriais que precisam trabalhar com movimentação de ar. Ou seja, setores ligados às madeireiras, indústrias químicas, têxtil, metalúrgico e até de biomassa.

Com design radial, os ventiladores radiais EBM papst possuem pás dispostas de forma perpendicular ao eixo de rotação, permitindo que o ar seja impulsionado de maneira mais eficiente, resultando em maior fluxo de ar e menor queda de pressão, tudo isso associado ao menor consumo de energia.

Nesse contexto, os ventiladores radiais ideais para alta pressão estática, tais quais os sistemas de refrigeração e exaustão, comuns em ambientes industriais e comerciais.

Entre os modelos de ventiladores radiais da EBM papst e comercializados pela Elektra, vale a pena conhecer:

R2E225 EBM PAPST

R2E225 EBM PAPST

Com vida útil de 40.000 a 50.000 horas, o modelo possui baixa emissão de ruído. Assim como apresenta hélice plástica com reforço em fibra de vidro, elevando a confiabilidade ao utilizar com grandes pressões.

R2220 EBM PAPST

R2220 EBM PAPST

Com potência silenciosa, este ventilador radial possui vida útil de 40.000 a 50.000 horas. Também possui hélice plástica com reforço em fibra de vidro. Assim, é confiável para utilização com grandes pressões.

R2E190 EBM PAPST

R2E190 EBM PAPST

Com vida útil de 40.000 a 50.000 horas, este é um equipamento com baixa emissão de ruído, devido à hélice plástica com reforço em fibra de vidro. Desse modo, é confiável para utilização com grandes pressões.

Para ver todos os modelos de ventiladores radiais EBM papst, acesse essa página.

Tecnologia e produtos inovadores para a indústria

Os ventiladores industriais fabricados pela EBM papst e comercializados pela Elektra certamente são tecnológicos e seguros, assim como oferecem uma série de benefícios para a indústria.

Com tecnologias de ponta, soluções pioneiras e produtos inovadores, a EBM papst está sempre investindo em produtos que atendam a indústria na área de refrigeração, desumidificação e proteção de componentes.

Tudo isso aliado à capacidade da Elektra em oferecer uma assistência técnica de alta qualidade. Assim, contam com uma equipe de engenheiros e especialistas sempre capacitados, além de um amplo estoque e logística capaz de atender a demanda de clientes em todo o país.

Faça uma cotação dos ventiladores da EBM papst com a Elektra e garanta a manutenção e operação dos processos de ventilação da sua indústria!

Ventiladores axial e centrífugo ebmpapst: clique e saiba mais.
Postagens relacionadas
Ajuda especializada
Deseja receber um
orçamento rápido?

Nós entramos em contato com você

Whatsapp
Fale conosco de
forma rápida!

Preencha os campos abaixo, e fale conosco via whatsapp