Chame no whatsapp Nosso número (47) 3308-5250
Ligamos para você Ligamos em até 30 minutos
Refrigeração comercial: como aumentar a eficiência energética?
Controle industrial

19/01/2024

A refrigeração comercial surgiu com objetivo de atender diferentes negócios. Contudo, um dos mais beneficiados foram os serviços de alimentação.

Os modelos com maior espaço de armazenamento atuam para conservar os produtos e evitar riscos de deterioração, por exemplo.

No entanto, vivemos tempos em que reduzir o consumo de energia elétrica é um compromisso que deve ser adotado por toda a sociedade. A eficiência energética:

  • Proporciona economia;
  • Diminui a emissão de gases, como o CO2;
  • Pode ser implementada com a participação de todos os colaboradores.

Com esse entendimento, produzimos o artigo a seguir para apresentar informações relevantes sobre a refrigeração comercial.

Dessa forma, para que você avalie como está gerindo o consumo na sua padaria, supermercado ou ainda, na conveniência. Boa leitura!

Qual a importância da eficiência energética?

Para explicar a importância de implementar a eficiência energética no setor comercial, é necessário destacar os números apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Segundo o estudo, o comércio varejista registrou o maior índice de consumo entre os setores. Com uma participação de 31,6%, é o mais alto em relação aos outros segmentos.

É importante destacar que a eficiência energética é um conjunto de ações, efetuadas com o objetivo de reduzir o consumo de eletricidade. Em muitos casos, isso pode ser feito com:

  • Mudanças de comportamento;
  • Manutenção de equipamentos; e
  • Avaliação das opções de refrigeração comercial que melhor atendem esse objetivo.

Além disso, os gestores precisam analisar as condições da operação da empresa, independente do tamanho. Com um olhar mais apurado ou a contratação de um consultor especialista, é possível encontrar os gargalos que resultam em altas faturas de energia.

A eficiência energética é um compromisso de toda sociedade. Então, o setor varejista busca alternativas mais econômicas, não poluentes e procura mudar o comportamento de todos os colaboradores.

Os resultados são vistos em curto prazo, comprovando os benefícios em todos os segmentos econômicos.

O que saber sobre eficiência energética na refrigeração comercial?

Eficiência energética na refrigeração comercial

Os equipamentos como geladeiras, freezers e refrigeradores utilizados no setor comercial não tem o mesmo princípio de fabricação do que os modelos domésticos.

A primeira diferença é que os aparelhos para empresas são desenvolvidos de modo que possam ser abertos e fechados várias vezes ao dia. Portanto, a temperatura é constante, o que não acontece nos equipamentos domésticos.

Contudo, o mais importante é compreender que alguns fatores podem influenciar na melhor performance dos aparelhos, entre eles:

  • Capacidade de armazenamento;
  • Configuração das prateleiras;
  • Temperatura;
  • Consumo de energia.

Outro ponto importante sobre os refrigeradores comerciais é escolher o modelo adequado para cada tipo de produto.

Para exemplificar, um freezer utilizado no armazenamento de bebidas não atenderá as necessidades de uma empresa que atua com produtos médicos ou farmacêuticos.

No mercado, estão disponíveis opções de motores e ventiladores projetados para atender diferentes aplicações de refrigeração comercial e, ainda, reduzir o consumo mensal.

Quais os componentes mais eficientes na refrigeração comercial?

Os componentes mais eficientes serão os que melhor atenderem os equipamentos do seu empreendimento.

Dessa maneira, existem opções como ventiladores centrífugos e axiais. Ao serem instalados no sistema de refrigeração, eles proporcionam vários benefícios.

Sendo assim, os modelos de ventiladores citados são usados em aparelhos como:

  • Câmaras frigoríficas;
  • Balcões;
  • Gôndolas;
  • Expositores de alimentos.

É importante acrescentar que existem modelos para atender sistemas de ar-condicionado, ventilação e exaustão de ambientes.

Para demonstrar como os componentes da refrigeração comercial podem contribuir com a eficiência energética, conheça a tecnologia utilizada pela ebm-papst, fabricante alemã de dispositivos para aparelhos de resfriamento.

Uma delas se destaca pela principal característica buscada na eficiência energética: a redução no consumo de eletricidade.

Trata-se do Green Tech EC, um dispositivo incluído nos ventiladores da marca, de modo a proporcionar alto rendimento nos motores de refrigeração.

Além disso, possuem um software que permite a operação dos equipamentos por controle remoto. Assim, ele facilita o trabalho da equipe técnica, prevenindo vários problemas nas máquinas.

Nesse contexto, a tecnologia utilizada pela ebm-papst chega a reduzir o consumo de energia em até 50%, quando comparado aos sistemas tradicionais.

Portanto, se ficou interessado nos dispositivos citados, conheça a Elektra! Uma empresa com mais de duas décadas de experiência no segmento de controle e automação industrial.

Também é representante oficial dos ventiladores e demais peças utilizadas em sistemas de refrigeração comercial.

Nosso compromisso é oferecer as melhores soluções em sustentabilidade para os setores comerciais e industriais do mercado. Acesse o site e confira o portfólio de produtos e serviços.

Ventiladores axial, centrífugo ebmpapst. Clique e saiba mais!
Ajuda especializada
Deseja receber um
orçamento rápido?

Nós entramos em contato com você

Whatsapp
Fale conosco de
forma rápida!

Preencha os campos abaixo, e fale conosco via whatsapp